CARTA DE LÉON DENIS

Verdade e Luz, 30 de outubro de 1923.

O nosso confrade Angel Aguarod, esforçado presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, recebeu uma carta do nosso eminente mestre monsieur Léon Denis, a individualidade mais representante das ideias kardecistas, o expoente líder da verdade espírita. Excusamo-nos nesta ligeira notícia de tecer encômios ao consagrado autor do Depois da Morte e outras inúmeras obras que o tornam digno do título de continuador de Kardec; e excusamo-nos porque sua imagem aureolada de cristão verdadeiro acha-se gravada no coração de todos os espíritas do planeta.

Dando publicidade à carta abaixo, o fazemos por conter belos exemplos de resignação e de abnegação à causa espírita, os quais devemos procurar imitar para nos elevarmos na estrada interminável da espiritualidade.

ANGEL AGUAROD

Tours, 19, praça das Artes - 17 de julho de 1923.

 

Caro irmão em crença,

Acabo de receber vossa boa carta e agradeço vossa fraternal lembrança e ideia que tivestes, dando meu nome ao grupo que fundastes. Agradeço-vos cordialmente assim como a todos os nossos irmãos de Porto Alegre, aos quais vos dignareis transmitir a expressão de minha simpatia.

Não vos tinha esquecido, tampouco ao nosso amigo Estevão Marate, que perdi de vista depois da guerra.

Vossa co-participação no Congresso de 1900 dá-me a certeza de que orientarei os estudos e as pesquisas de vosso grupo, conforme o sentido de nosso Mestre Allan Kardec, o qual é o caminho certo e fecundo, traçado por ele para se obter o bom êxito no Espiritismo.

Desde essa remota época de 1900, tenho continuado meus trabalhos e minhas conferências e sendo publicado diversas obras cuja lista vai anexa a esta.

Atualmente, conto perto de 78 anos e estou quase cego, mas colaboro sempre em nossas principais revistas, sobretudo na Revista Espírita (Revue Spirite) fundada por Allan Kardec, como podereis apreciar todos os meses, se conheceis nosso idioma.

Vai-se tornando o fardo dos anos e as enfermidades aumentaram, mas agradeço a Deus permitir que minha laboriosa carreira seja coroada pela prova, a fim de torná-la mais meritória e mais frutuosa.

Espero em breve tornar a encontrar no Além meus numerosos amigos que me antecederam, para aí trabalhar ainda com eles, na instrução e libertação das almas.

Eu nos envio os meus encorajamentos para perseverardes na boa estrada, a vós e a todos nossos irmãos brasileiros com uma saudação fraternal e certeza de minha cordial amizade.

Léon Denis

LÉON DENIS

Centro Espírita Léon Denis

Av. Mariland, 1414 Mont'Serrat - Porto Alegre, RS - Tel: (51) 3023.7727

Filiado à FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO RIO GRANDE DO SUL
Fundado em 06 de janeiro de 1923 

© 2020 Área de Comunicação Social Espírita (ACOM/CELD)